Fornecedores

Banner Quem Somos

Os objetivos da ANEAC, Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda, são: oferecer apoio técnico, operacional e humano às empresas associadas; defender seus interesses; compartilhar informações importantes relacionadas ao trabalho de Acesso por Corda, por meio de ações agregadoras, mas sem objetivar o lucro.

O trabalho de Acesso por Corda é altamente especializado e de alto risco, portanto, exige profissionais qualificados e empresas preocupadas com a segurança dos trabalhadores, para que possam oferecer apoio irrestrito para que seus colaboradores tenham condições de exercer plenamente suas tarefas.

É papel da ANEAC também oferecer capacitação, especialização e reciclagem para os trabalhadores das empresas de Acesso por Corda para que aprimorem seus conhecimentos e possam executar um trabalho digno, responsável e seguro.

A ANEAC é composta por pessoas que ajudaram a implantar normas de segurança que orientaram a ABNT/CEET a criar legislação específica para os trabalhadores de Acesso por Corda. Entre as normatizações adotadas pela ABNT/CEET com iniciativa da ANEAC, destacamos:

NBR 15.475

Norma técnica de qualificação e certificação dos profissionais que atuam em atividades em ambientes elevados em que o acesso só seja possível por cordas.

NBR 15.595

Refere-se à análise de risco e avalia o trabalho a ser realizado pelo profissional, identificando e considerando todos os riscos existentes para a execução do trabalho.

NBR 15.986

Refere-se à especificação dos requisitos mínimos para fabricação de cordas têxteis de alma e capa trançada. São de baixo coeficiente de alongamento e têm de 8,5 mm a 16 mm de diâmetro. Muito utilizadas por pessoas em operações de Acesso por Corda, assim como em todo tipo de posicionamento e retenção no ponto de trabalho. São bastante usadas em operações de resgate e em treinos específicos para verificação destes requisitos.

Dentre as normas da ABNT/CEET cujos membros da ANEAC participaram da elaboração estão à norma NBR 15475 Acesso por corda - Qualificação e certificação de pessoas que estabelece uma sistemática para a qualificação e certificação de profissionais de acesso por corda, publicada em 2007 e NBR15595 Acesso por Corda - Procedimento para Aplicação do Método, que visa definir os procedimentos práticos. Trata-se de recomendações e orientações no uso do código de prática dos métodos de acesso por corda, para profissionais, empregadores e todas as pessoas comprometidas com a atividade.

Diretoria ANEAC 2015/2016
Diretores: Luciano Dórea de Carvalho, Juliano Alves Ferreira, Cesar Albertoni Silva Conselho Deliberativo: Guilherme Colombelli Silva, Hugo Dórea Alcantara, Ricardo Montanari Ferre Diretor Executivo: Luciano Dórea de Carvalho Gerente de Certificação: Erick Andrade Lage